Estilo de Cão. Tecnologia do Blogger.
RSS

Calos no cotovelo (escaras de decúbito)


Esses calos nos cotovelos de raças grandes são aquelas “falhas de pelo” que aparecem após uma certa idade do cão e é muito comum em cães idosos. Algumas raças tem maior predisposição, como é o caso dos Labradores.

 
 

Qual a causa dos calos nos cotovelos

 
A causa mais comum é a formação de calos. Calos ocorrem com frequência em raças de grande porte, e em cães de pele curta que dormem em superfícies duras, como madeira ou concreto. Quando o cachorro se deita, as “pontas” dos ossos entram em contato com o chão e como são regiões com pouco pelo, acabam criando esses calos. É semelhante ao que acontece nos calcanhares de pessoas que andam muito descalça, a pele vai engrossando e protegendo a região.
 



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

40 maneiras de fazer seu cachorro mais feliz


Todo mundo que tem cachorro quer ver seu animal mais feliz. A gente tenta de tudo pra deixá-los bem, afinal eles merecem. Ter um cachorro na nossa vida é uma das coisas mais maravilhosas que existem e não é à toa que 40 milhões de pessoas tem cães no Brasil.

 
Já falamos aqui no site sobre as coisas que fazem seu cachorro infeliz. Também mostramos os 9 erros que os donos de cachorros mais cometem na hora de cuidar dos seus cães. Mas então, o que faz um cachorro realmente feliz?
 
Leia a lista abaixo, mude alguns hábitos, pense no seu cão e faça a vida dele a melhor que você puder. Eles já vivem tão pouco, que tal fazer esses anos inesquecíveis e maravilhosos?
 
 

40 formas de fazer seu cachorro mais feliz

 
1. Escove seu pelo
Escovar o pelo dos cachorros não só deixa-os mais bonitos como também previne doenças de pele. Além disso, cachorros em geral adoram ser escovados e isso irá aproximar ainda mais vocês dois.
 
2. Alimente-o bem
Uma comida de qualidade é vital pra saúde do seu cachorro. Prefira sempre ração super-premium ou consulte um nutricionista e forneça alimentação natural de qualidade.
 
3. Não deixe ele ter pulgas
As pulgas causam um mal estar enorme nos cachorros, além de causarem alergias e transmitirem doenças. Veja aqui como prevenir e acabar com as pulgas.
 
4. Brinque todos os dias
Os cães não entendem que você está estressado, cansado ou teve um dia ruim no trabalho. Brinque com seu cachorro e você vai ver que tanto ele quanto você irão se sentir muito melhor. Veja aqui o artigo: Brincar pouco fazem com que os cães fiquem ansiosos e agressivos.
 
5. Ajude-o a se desenvolver bem
Do mesmo modo que você não dá comida de cachorro a um gato, respeite as fases da vida do seu cão. Quando filhote, dê ração para filhote. Com 1 ano, dê ração para adultos e a partir de 7 anos dê ração para idosos.
 
6. Mantenha água sempre fresca
Você gostaria de beber uma água que está parada em um pote há dias? Nem seu cachorro! Muita água fresca é fundamental pro seu cachorro ser saudável, pois ele irá beber mais água. Troque a água todos os dias e se a água estiver com muita baba ou outras partículas, troque quantas vezes forem necessárias.Veja aqui como incentivar seu cão a beber mais água.
 
7. Dê um biscoitinho de vez em quando
Dois por dia são suficientes. Cachorros amam biscoitos e tem vários disponíveis no mercado, pra filhote, integral, com sabor etc.
 
como fazer seu cachorro feliz
 
8. Faça um passeio divertido
Pode ser uma trilha para cães, uma cachoeira, uma praia ou um parque perto de casa. Deixe seu cão explorar novos lugares e situações. Observe como ele fica feliz.
 
9. Não brinque de médico
A não ser que você seja veterinário, não cuide você mesmo do seu cão. Remédios para humanos podem ser perigosos pros cachorros e a internet não deve ser lugar de consulta por medicamentos. Tenha um veterinário de confiança e ligue pra ele sempre que necessário.
 
10. Tenha uma casa segura para cães
Observe se sua casa tem fios que o cão possa morder, tomadas que ele possa lamber, quinas pontiagudas onde ele pode raspar os olhos sem querer, material de limpeza em um local que ele possa alcançar. Isso pode salvar a vida do seu cachorro.Veja aqui como preparar a casa pra chegada do cachorro.



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Frutas para cães – benefícios e cuidados


Posso dar fruta para o meu cachorro?

 
SIM, mas é necessário tomar alguns cuidados!
 
Uvas sejam in natura ou passas (secas) e macadâmia não devem fazer parte da alimentação do seu cãoVeja aqui os alimentos tóxicos para cães. Cascas de frutas cítricas como limão e laranja também não, elas contêm grande quantidade de óleos essenciais que podem não fazer bem aos cães se ingeridos. Abacate, por conter persina, pode causar vômito, diarreia e alterações nos batimentos cardíacos. Não deixe seu pet comer carambola, alguns artigos científicos demonstraram que ela pode causar insuficiência renal em humanos e camundongos. Melhor evitar!
 
IMPORTANTE: sementes de frutas e castanhas contém ácido cianídrico (HCN), então sempre dê pedaços de frutas sem sementes ou caroços para seu pet, assim você evita o risco de envenenamento.
 
 


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Cão mancando: o que pode ser?

Correr, saltar ou brincar é importante para a saúde do seu cão. Um cão mancando é um claro indicador de que algo está errado, animais saudáveis, que não estejam sentindo dor, não mancam. Problemas graves nos ossos e músculos detectados de forma precoce tem melhores chances de recuperação.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

A importância do olfato e como estimulá-lo

Alguns cães que apresentam problema de comportamento possuem características peculiares de se expressar: contato visual intenso, orelhas em pé e atentas, mas pouco interesse em farejar.



Frequentemente sou abordado com este tema na fanpage do projeto Matilhando, e hoje explicarei a ordem dos estímulos sensoriais dos cães, comparados aos nossos.

Já ouviu aquele ditado: “o pior cego é aquele que não quer ver”? Se os cães falassem, acredito que eles diriam uns ao outros: “o pior cego é aquele que não quer cheirar”.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Cachorro fica magoado?

Para responder este questionamento precisamos entender um pouco da mente dos cães, como nos enxergam e como vivem o mundo ao seu redor.
 
Ao contrário do que muitos pensam os cães não tem noção cronológica dos dias, nem de passado e nem do futuro, os cachorros vivem apenas o presente. Este é um ponto fundamental para encontrarmos a nossa resposta.
 
Agora, você deve estar se perguntando: “mas como cães aprendem comandos?” Esse aprendizado está relacionado a um meio de sobrevivência, naturalmente os cães aprendem através de eventos variáveis e invariáveis do dia a dia, ou seja, a correção faz parte do desenvolvimento canino. Sem correção uma matilha não funcionaria.
 
Quando recebemos um filhote para ser o novo membro da família, ele espera conhecer rapidamente as regras que deve seguir. Trabalhar em favor da matilha faz parte do DNA dos cães. Entretanto quando ao invés de seguirmos a cartilha correta e saudável para o filhote, oferecemos para ele todo o território da nossa casa e todo o carinho que podemos dar naquele dia, o principio da liderança começa a ser quebrado.
 
cachorro guarda magoaDaí para frente escapa um xixi aqui, um sapato roído ali, choro excessivo acolá, gerando frustração e raiva em seus donos carinhosos. E qual é a consequência disso? Gritos e agressões. Muitas pessoas chegam a mim desoladas porque perderam o controle com seus animais e se culpam tanto que não conseguem lidar com eles, ou tentam amenizar seus erros mimando seus bichinhos. Se você está assim, quero encorajá-lo(a) a assumir sua posição como líder da matilha e recomeçar com seu cachorro, estabelecendo limites e regras claras. Cachorro não guarda mágoa, eis a nossa resposta! A natureza deles é seguir, seguir em frente, sempre adiante vivendo o melhor de cada momento.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Cães sentem ciúmes?



Muitos dizem que os cães são ciumentos, e já esbarrei nesta “afirmação” em algumas das minhas consultas comportamentais. Ainda há quem goste da sensação enganosa de “proteção”, quando o cachorro impede a interação com outros humanos e cães próximos.

É de se orgulhar de tanto amor, afinal quem ama sente ciúmes, certo? Não no mundo canino.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Espirro reverso em cães

O espirro reverso é bem comum em cães, principalmente em braquicefálicos (cães que possuem o focinho achatado), e em menos frequência em gatos. Alguns proprietários confundem esse espirro com um engasgo e ficam desesperados achando que seu amiguinho esta com falta de ar, mas não se preocupe, isso também é um espirro.


O nome correto é respiração paroxística inspiratória, no espirro normal, o ar é empurrado dos pulmões para fora do nariz, já no espirro reverso o ar é puxado para dentro do nariz, fazendo um som característico. Os episódios duram de segundos a até 2 minutos, pode ocorrer diversas vezes ao decorrer da vida do animal e a maioria volta a respirar normalmente depois dos episódios.


espirro reverso

Causas do espirro reverso


Suas causas exatas são desconhecidas, mas podem estar relacionadas à irritação na garganta, faringe ou na laringe, excitação, excesso de exercícios, puxões na coleira, alergias, infecções respiratórias, e também mudanças bruscas de temperatura. Nos episódios de espirro reverso o cão fica parado, afasta as patas dianteiras, estica o pescoço para o alto, arregala os olhos e faz movimentos respiratórios mais rápidos sempre acompanhados de sons nasais (ronco), além da tosse.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Cuidados na hora de viajar

Famílias que têm cachorros costumam ser mais felizes. Disso todo mundo sabe. No entanto, há uma séria dificuldade quando a família decide viajar ou sair de férias. Deixar o cão ou levá-lo junto? A decisão exige muitos cuidados, além de alguns gastos, mas nada que impeça de levá-los.
 
O número de pessoas que decidem levar seus cães nas férias tem aumentado notavelmente. Alguns hotéis chegam a oferecer serviço de hospedagem para o cão, possibilitando que o dono visite o melhor amigo no próprio local onde está hospedado.
 
Algumas providências devem ser tomadas ao decidir levar o melhor amigo para passar as férias com a família sem sustos. A primeira delas é verificar as condições de saúde do cão antes de cair na estrada. Viajar não é recomendável para animais idosos e enfermos.
 
viajar com cachorroOutra decisão importante é sobre o meio de transporte. Viajar de avião, carro ou ônibus com o cachorro demandam cuidados diferentes. A bagagem do cão, no entanto, é a mesma. Alguns itens básicos não podem faltar: guia e coleira, ração em quantidade adequada para o período de estadia, documentos do cachorro, potes para água e comida, utensílios básicos como brinquedos, toalhas e cama, além de medicamentos básicos recomendados pelo veterinário para casos de emergência. Importante não contar com a possibilidade de encontrar a ração do seu cão na cidade de destino. Não arrisque!
 
Antes de embarcar, consulte o seu veterinário para que as vacinas e vermífugos estejam em dia. Viagens para o litoral exigem ainda um cuidado maior, já que o cão deve estar protegido contra doenças como dirofilariose

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Meu amor


Minha cachorrinha Estrela
Meu amor  


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS