Cão mancando: o que pode ser?
A importância do olfato e como estimulá-lo
Frequentemente sou abordado com este tema na fanpage do projeto Matilhando, e hoje explicarei a ordem dos estímulos sensoriais dos cães, comparados aos nossos.
Já ouviu aquele ditado: “o pior cego é aquele que não quer ver”? Se os cães falassem, acredito que eles diriam uns ao outros: “o pior cego é aquele que não quer cheirar”.
Cachorro fica magoado?
Para responder este questionamento precisamos entender um pouco da mente dos cães, como nos enxergam e como vivem o mundo ao seu redor.
Ao contrário do que muitos pensam os cães não tem noção cronológica dos dias, nem de passado e nem do futuro, os cachorros vivem apenas o presente. Este é um ponto fundamental para encontrarmos a nossa resposta.
Agora, você deve estar se perguntando: “mas como cães aprendem comandos?” Esse aprendizado está relacionado a um meio de sobrevivência, naturalmente os cães aprendem através de eventos variáveis e invariáveis do dia a dia, ou seja, a correção faz parte do desenvolvimento canino. Sem correção uma matilha não funcionaria.
Quando recebemos um filhote para ser o novo membro da família, ele espera conhecer rapidamente as regras que deve seguir. Trabalhar em favor da matilha faz parte do DNA dos cães. Entretanto quando ao invés de seguirmos a cartilha correta e saudável para o filhote, oferecemos para ele todo o território da nossa casa e todo o carinho que podemos dar naquele dia, o principio da liderança começa a ser quebrado.
Daí para frente escapa um xixi aqui, um sapato roído ali, choro excessivo acolá, gerando frustração e raiva em seus donos carinhosos. E qual é a consequência disso? Gritos e agressões. Muitas pessoas chegam a mim desoladas porque perderam o controle com seus animais e se culpam tanto que não conseguem lidar com eles, ou tentam amenizar seus erros mimando seus bichinhos. Se você está assim, quero encorajá-lo(a) a assumir sua posição como líder da matilha e recomeçar com seu cachorro, estabelecendo limites e regras claras. Cachorro não guarda mágoa, eis a nossa resposta! A natureza deles é seguir, seguir em frente, sempre adiante vivendo o melhor de cada momento.
Cães sentem ciúmes?
Muitos dizem que os cães são ciumentos, e já esbarrei nesta “afirmação” em algumas das minhas consultas comportamentais. Ainda há quem goste da sensação enganosa de “proteção”, quando o cachorro impede a interação com outros humanos e cães próximos.
É de se orgulhar de tanto amor, afinal quem ama sente ciúmes, certo? Não no mundo canino.
Espirro reverso em cães
O espirro reverso é bem comum em cães, principalmente em braquicefálicos (cães que possuem o focinho achatado), e em menos frequência em gatos. Alguns proprietários confundem esse espirro com um engasgo e ficam desesperados achando que seu amiguinho esta com falta de ar, mas não se preocupe, isso também é um espirro.
O nome correto é respiração paroxística inspiratória, no espirro normal, o ar é empurrado dos pulmões para fora do nariz, já no espirro reverso o ar é puxado para dentro do nariz, fazendo um som característico. Os episódios duram de segundos a até 2 minutos, pode ocorrer diversas vezes ao decorrer da vida do animal e a maioria volta a respirar normalmente depois dos episódios.
Causas do espirro reverso
Suas causas exatas são desconhecidas, mas podem estar relacionadas à irritação na garganta, faringe ou na laringe, excitação, excesso de exercícios, puxões na coleira, alergias, infecções respiratórias, e também mudanças bruscas de temperatura. Nos episódios de espirro reverso o cão fica parado, afasta as patas dianteiras, estica o pescoço para o alto, arregala os olhos e faz movimentos respiratórios mais rápidos sempre acompanhados de sons nasais (ronco), além da tosse.
Cuidados na hora de viajar
Famílias que têm cachorros costumam ser mais felizes. Disso todo mundo sabe. No entanto, há uma séria dificuldade quando a família decide viajar ou sair de férias. Deixar o cão ou levá-lo junto? A decisão exige muitos cuidados, além de alguns gastos, mas nada que impeça de levá-los.
O número de pessoas que decidem levar seus cães nas férias tem aumentado notavelmente. Alguns hotéis chegam a oferecer serviço de hospedagem para o cão, possibilitando que o dono visite o melhor amigo no próprio local onde está hospedado.
Algumas providências devem ser tomadas ao decidir levar o melhor amigo para passar as férias com a família sem sustos. A primeira delas é verificar as condições de saúde do cão antes de cair na estrada. Viajar não é recomendável para animais idosos e enfermos.
Outra decisão importante é sobre o meio de transporte. Viajar de avião, carro ou ônibus com o cachorro demandam cuidados diferentes. A bagagem do cão, no entanto, é a mesma. Alguns itens básicos não podem faltar: guia e coleira, ração em quantidade adequada para o período de estadia, documentos do cachorro, potes para água e comida, utensílios básicos como brinquedos, toalhas e cama, além de medicamentos básicos recomendados pelo veterinário para casos de emergência. Importante não contar com a possibilidade de encontrar a ração do seu cão na cidade de destino. Não arrisque!
Antes de embarcar, consulte o seu veterinário para que as vacinas e vermífugos estejam em dia. Viagens para o litoral exigem ainda um cuidado maior, já que o cão deve estar protegido contra doenças como dirofilariose
Filhote mordendo nossa mão
Dizem por ai que toda brincadeira tem um fundo de verdade, mas tratando-se de cães podemos dizer o mesmo?
Quero abordar um assunto que normalmente é corriqueiro entre os donos de cães filhotes: as mordidas de “brincadeira”.
A fase de crescimento e desenvolvimento dos cães filhotes, pode ser considerada um treinamento para a vida adulta. Portando, toda brincadeira remete a uma realidade futura.
É durante a fase de desenvolvimento que os filhotes aprendem seu devido lugar na hierarquia da matilha, e demonstram traços importantes de suas características comportamentais.
É ainda nesta mesma fase que os cães filhotes aprendem a caçar, dominar, lutar, entre outras coisas, por meio das “brincadeiras” em matilha. Observe sua reação diante do filhote que mora em sua casa: você o cumprimenta com um tom de voz infantil, o afaga e beija, voltando-se para ele como se fosse uma criança? Ao trata-lo assim, como ele reage a você? Provavelmente o cãozinho o recebe cheio de energia, lambendo e mordendo tudo que estiver ao alcance dele. E é justamente neste ponto que o erro acontece.
Para o seu cão você é cheiro e energia, se você se apresentou de uma forma eufórica – um estado de energia desequilibrada, que o filhote não conheceu antes de sair dos cuidados da mãe -, com certeza ele assumirá, instantaneamente, o papel de líder na matilha de vocês. E crescerá convicto de que você é o mais fraco.
Ensinando a fazer xixi e cocô no jornal
É preciso ter paciência pra ensinar seu cãozinho a fazer xixi e cocô no lugar certo. Mas não se preocupe, ele aprende relativamente rápido, só depende do seu método de ensino.
Pode ser que você pense que seu cão já aprendeu, mas um belo dia ele erra o local. Acontece. Não desanime nem se desespere. Essas ondas fazem parte do processo de aprendizado e não vai demorar para que ele acerte 100% das vezes.
Filhotes fazendo xixi sem querer
Quando agitados, cães jovens às vezes urinam de forma espontânea. Eles não tem controle sobre isso e muitas vezes nem percebem o que fizeram. Outros cães podem urinar como sinal de submissão a outro animal (ou pessoa) que eles considerem como dominante. Isso é muito comum em filhotes e cães jovens que tenham sofrido maus tratos, mas isso também pode acontecer com filhotes saudáveis e bem tratados. Estes tipos de problema com urina parecem ser causados por uma falta do controle neuromuscular da bexiga ou por algo ocorrido no passado que tenha amedrontado ou intimidado o filhote.
Baile de cachorros agita Nova York
Os cães capricham no visual para concorrer ao título de rei e rainha do baile.
No domingo (22), aconteceu o Puppy Prom 2014, um baile de cachorros em Nova York.
Cachorros participam de baile especial, o Puppy Prom 2014. (Foto: Reprodução / Amy Lombard / Daily Mail uk)
Você já deve ter visto em filmes e seriados norte-americanos, como são os bailes de escolas nos Estados Unidos: os adolescentes convidam alguma garota para acompanha-los, dançam e no final da noite, o rei e a rainha do baile são coroados.
No caso dos cachorros, seus tutores capricham no visual, muitos vão acompanhados de seus namorados caninos, se divertem na pista de dança com direito a DJ e concorrem ao título de rei e rainha do baile.
Cachorra salva menino do ataque de um urso no Japão
Uma cachorra, que costuma ser tímida, perseguiu um urso que estava atacando um menino de 5 anos e salvou sua vida.
O ataque aconteceu no dia 21 durante um passeio do menino, Sora Sugawara, com o bisavô, Shoetsu Tateshita, perto do rio Saigawa, na cidade de Akita, no Japão.
Shoetsu, que tem 80 anos, contou que chegaram de caminhonete no local que sempre passeavam, então o menino e a cachorra correram na frente. Logo em seguida, ele escutou seu bisneto chorando e pedindo ajuda, enquanto a cachorra estava latindo e rosnando.
Incrível abertura de Game of Thrones feita com cachorros da raça Pug
Game of Thrones, a série que tem feita a cabeça de pessoas no mundo inteiro, que ultrapassou em audiência a, até então, maior série da HBO, Os Sopranos, ganhou a melhor versão de sua abertura até agora.
Raiva
O que é a raiva? Como ocorre a transmissão?
A raiva é um vírus sendo uma zoonose, ou seja, é transmitida do animal para o homem. Tem uma alta taxa de mortalidade, chegando a alcançar quase 100%.O homem é um hospedeiro acidental na cadeia infecciosa, como o são, até certo ponto, os animais domésticos (cão e gato), sendo o grande reservátorio natural representado por animais silvestres.
Esse vírus é transmitido através de mordidas, arranhaduras de mamíferos já contaminados. Na maioria dos casos a transmissão ocorre através de cães e gatos, tanto porque são animais de companhia que possuem maior convívio com os humanos. Porém, além do cão e do gato, outros animais contaminados também podem transmitir, como os furões, raposas, coiotes, guaxinins, gambás e morcegos.
Animais não mamíferos como pássaros, lagartos e peixes não transmitem raiva. Nos humanos, o vírus da raiva possui tropismo pelo sistema nervoso central, instalando-se no cérebro, tendo como resultado final a encefalite que é uma inflamação no cérebro.

Cães idosos: mudanças de comportamento
Os filhotes têm seus problemas de comportamento e os cães mais velhos tem os deles. Para os cães mais velhos, em muitos casos, não é que eles não entendem as ‘regras’, mas que eles podem, por muitas razões, não serem capaz de segui-las. Um cachorro é considerado idoso a partir de 7 anos em média.
Concurso quer eleger o novo cão mais feio do mundo
Carecas, desdentados e coxos, mas muito amados. Está aberta a disputa que elege o cão mais feio do mundo. Organizada pelo centro de eventos Sonoma-Marin Fair, a competição contará com votos online e o vencedor será anunciado na próxima sexta-feira. Por enquanto, corre na frente o pequeno Peanut, com seus olhos esbugalhados, dentes saltados e cabelos rebeldes, com mais de mil votos. Em segundo lugar, Quasimodo, cujo nome foi inspirado no “Corcunda de Notre-Dame”. Veja a foto dele e adivinhe por quê:
4 dicas para comprar brinquedos de cães
Para escolher o brinquedo perfeito para o seu cão, o dono deve considerar as características específicas do cachorro, levando em consideração os instintos e a personalidade do animal. Sendo assim, os atributos específicos do animal devem ter um peso maior na escolha do que somente a aparência do brinquedo. Afinal, para o brinquedo ser perfeito, o cão tem que amá-lo.
Abaixo seguem as dicas para encontrar o brinquedo ideal para o seu cachorro.
CÃO SEM NINGUÉM PRA BRINCAR TOMA ATITUDE INCRÍVEL PARA SE DIVERTIR SOZINHO
Cãozinho esperto notou que não tinha ninguém para brincar com ele arrumou uma forma de se divertir sozinho do seu próprio jeito..
O cão é mais esperto que muita gente ai.. HAHAHAHA
Roupas para Cachorros Copa 2014 - Fotos
Agasalho de ermergência para cachorros
Algumas dicas práticas sobre como cuidar bem do seu cão
Vejam os 10 melhores cachorros indicados para crianças

Não existe uma resposta definitiva para isso, pois todo cachorro tem potencial para se tornar um grande amigo e adorador dos pequenos. Outro ponto difícil de prever é a personalidade que o cão terá, pois há muitos fatores que influenciam no comportamento canino ao longo do seu crescimento. Sendo assim, algumas raças se tornam mais difíceis na hora de manter esse relacionamento.
Em véspera de Copa, cachorros vestem a camisa de suas seleções
Junte um projeto de fotografia com um esporte mundialmente querido e os mascotes mais adorados do planeta. O resultado? A escalação mais fofa (e peluda) da história das Copas: os Soccer Nations Dogs.
A ideia partiu da Life on White, um projeto fotográfico que busca tirar fotos em fundo branco da mais variada quantidade de animais mundo afora. Tanto pets quanto animais selvagens são clicados em ambientes onde se sintam confortáveis, garantindo fotografias espontâneas que também servem como registro de espécies ameaçadas.
Comandos básicos de adestramento
Comandos de voz e sinais são as “dicas” que damos ao cão para que ele entenda exatamente o que queremos que faça. Geralmente, os comandos de voz e sinais são ensinados simultaneamente. Confira alguns comandos básicos que você pode praticar com seu animal de estimação.
Como ensinar o cão a não pular nas pessoas
Seguindo, diariamente, os três passos simples apresentados nesse artigo, donos conseguem ensinar seus cachorros a não pularem nas pessoas
Cachorros com estilo
Existe muito animal de estimação mimado por aí, cada vez mais eles são parte da família. Dormem na nossa cama, comem da nossa comida e até roupa usam, mas dessa vez feita sob medida para os paparicados.
Esses cachorros aqui são um belo exemplo disso, isso sim é se vestir bem pra cachorro. Confira as figuras:
Como amamentar cãezinhos órfãos
Os cães ficaram órfãos! O que eu faço?
Algumas vezes acontece de termos nas mãos um ou vários filhotes recém-nascidos. Ou porque alguém cruelmente abandonou, ou porque a mãe faleceu durante o parto.
Este método foi criado por um dos veterinários da Arca de Janaúba (Associação de Resgate e Cuidados Animais, de Janaúba, MG). Vale a pena tentar!
Foto retirada do Facebook da Arca de Janaúba
Quantidade ideal de ração
A quantidade de calorias que um cão precisa depende de seu tamanho, raça e nível de atividade. Esta matéria contém um guia para você saber de quanto alimento seu cão precisa.
É importante acostumar o seu cão a comer a ração seca por ser mais saudável. A ração úmida gruda nos dentes do cão, e a não ser que você os escove regularmente, pode dar cárie e tártaro, que é uma doença perigosa e que pode inclusive matar. Por isso sempre defendo a ração seca. Caso seu cão não aceite a ração seca logo de primeira, misture com um pouco de ração úmida (aquela que vem em lata) e vá diminuindo a proporção, até sobrar só a ração seca.
- os filhotes comem 3 a 4 vezes ao dia quando pequenos;
- os filhotes passam a comer menos à medida que vão crescendo; assim, reduza o número de refeições gradativamente. O adulto (a partir de 1 ano) come 2 vezes ao dia;
- a ração para adultos deve ser dada a partir de 1 ano de idade. O excesso de alimentação causará obesidade e inúmeros problemas ao animal;
- restos de comida, doces, massas e tudo o que não for prescrito pelo veterinário deve ser evitado, mesmo que o cão goste ou queira comer. O cão que “pede” comida da mesa dos donos deve ser repreendido ou retirado do local das refeições familiares;
- mudanças alimentares devem ser feitas gradativamente ou o animal poderá apresentar diarreia;
- cães de raças grandes devem ser alimentados 2 vezes ao dia quando adultos. Isto evita que ele coma grandes quantidades de alimento de uma vez e venha a ter uma torção do estômago.
FEIRA DE ADOÇÃO UNIBH ESTORIL 30-5-14
Convidamos vocês para a nossa 1ª feira de adoção do Unibh - Campos Estoril !! Traga os amigos, familiares, colegas e conhecidos que queiram ter o prazer de ganhar um amigo !
Os 22 Cães com “cortes de cabelo” super engraçados
Obviamente foram seus donos que decidiram fazer umas tosas malucas em seus pelos e provavelmente você se pergunte: Por que raios fizeram isso com os pobres coitados?
Bom, pelo menos a cachorrada não faz ideia se sua aparência está feia ou bonita e na verdade eles não dão a mínima para isso, o fato é que alguns deles ficaram bem engraçados. Conheça a seguir 22 cães com “cortes de cabelo” super engraçados:
1. Suspensório
Quantas vezes por dia você deve dar ração
A maioria dos especialistas recomenda alimentar seu cachorro duas vezes por dia – uma vez pela manhã e uma vez à noite – embora filhotes até os cinco meses de idade devam ser alimentados de três a quatro vezes por dia, ou de acordo com a recomendação do veterinário. A quantidade diária recomendada depende do porte, da idade e da qualidade da ração. Normalmente uma ração super premium requer menos quantidade do que uma ração normal.
Enquanto a maioria dos cães já saia cavando no momento em que você colocar a tigela no chão, você pode achar que seu cão é um comedor fresco, pelo menos no começo. Afinal, ele foi colocado em uma nova casa com novas pessoas, e pode estar nervoso demais pra comer. Se esse for o caso, você precisará ensiná-lo a comer dentro de uma programação.
Deixe a tigela no chão por dez minutos depois tire, mesmo que ele não tenha comido. (Se seu cão come devagar, esse período pode ser aumentado para vinte minutos, mas apenas se ele ainda estiver comendo durante esse tempo, e não tenha ido atrás de outra distração.)
No horário da próxima refeição, coloque a tigela no chão, novamente por dez minutos. Em pouco tempo ele vai aprender a comer a refeição oferecida.
Como limpar e tirar o cheiro de xixi
Muitas vezes o cachorro faz xixi no tapete, no carpete ou no sofá. Saiba como remover o cheiro de xixi naturalmente, sem usar produtos químicos. E se você ainda está ensinando seu cão a fazer xixi e cocô no jornal, confira as nossas técnicas. Se seu cão é macho e não castrado, ele pode estar marcando território. Veja aqui as vantagens da castração.
Remédio caseiro para carrapatos e pulgas
Nada como um bom e velho Remédio caseiro para elimina carrapatos e pulgas no cachorro, gato entre outros animais, selecionei uma serie de remédios caseiros que testei e deu certo por isso estou disponibilizando aqui para você leitor.
AS ROUPAS MAIS ENGRAÇADAS PARA CÃO
No mundo dos donos mais loucos de animais de estimação, existem aqueles que… vestem os seus amiguinhos com roupas.
Como todos nós sabemos os animais, em especial os cães, não necessitam de roupa pois os seus corpos têm proteções naturais para estes conseguirem sobreviver "despidos".
Apesar dos cães não necessitarem de roupa, existem pessoas que gostam de ter os seus bichinhos sempre na moda, nem que para isso os vistam com trazes incrivelmente loucos.
Nesta compilação das roupas mais engraçadas para se vestir um cão, existem algumas que nem no carnaval o cão deveria vestir kkkkkk
Controle de Carrapatos
A infestação por carrapatos no cão, além de provocar um incômodo muito grande ao animal pela coceira que provoca (reação alérgica), pode causar anemia e transmitir doenças como aBabesiose e a Erlichiose. A anemiano cão pode ocorrer nas grandes infestações, uma vez que o carrapato se alimenta do sangue do animal. Mas não é necessária uma grande quantidade de carrapatos para que a Babesiose ou a Anaplasmose sejam transmitidas.
Às vezes, um ou dois carrapatos que estejam carregando formas infectantes dos protozoários causadores dessas enfermidades são o bastante para que o cão contraia uma dessas doenças.
Roupa para cachorro fotos
Como dar banho no seu cachorro
Embora você possa achar que não há mais nada para aprender sobre banho e escovação de seu animal de estimação, seguir os procedimentos abaixo irá melhorar muito o resultado e tornar a tarefa mais fácil para você e seu animal. Reforçando que recomendamos o banho de 30 em 30 dias no inverno (1 vez por mês) e no máximo de 15 em 15 dias no verão. Banho demais não é bom para o seu cão, mantenha-o limpo escovando-o todos os dias e o banho poderá ser reduzido ao máximo.